ESCOLA, CULTURA E SOCIEDADE
1.Qual a posição de Durkheim frente ao que diz Stuart Mill?
Ele coloca que fatos inter diversos não devem estar reunidos num mesmo vocábulo. A influência das coisas sobre os homens é diversa, pelos processos, pelos resultados daquela que provém dos próprios homens e a ação dos membros de uma mesma geração, uns sobre outros, difere da que os adultos exercem sobre as crianças e adolescentes.
2. Quais as duas ressaltadas por Durkeim, para definir educação?
"O fim da educação é desenvolver em cada indivíduo, toda a perfeição de que ele seja capaz". (Kant)
"Fazer do indivíduo um instrumento de felicidade, para si mesmo e para seus semelhantes" (James Mill).
Elas partem do postulado de que há uma educação ideal, perfeita, apropriada a todos homens.
3. O que é preciso, de acordo com Durkheim, para definir educação?
Para definir educação, será preciso considerar os sistemas educativos que ora existem, ou existiram, tomá-los e aprender deles os caracteres comuns. A definição que procuramos é o conjunto desses caracteres.
4. De acordo com Durkheim, que fatos levam cada sociedade a fazer do homem certo ideal, tanto do ponto de vista intelectual quanto físico e moral?
Um conjunto de idéias acerca da natureza humana, sobre a importância respectiva de nossas diversas faculdades, sobre o direito e sobre o dever, sobre a sociedade, o indivíduo, o progresso, a ciência, arte, etc. idéias essas que são a base mesmo do espírito nacional; toda e qualquer educação, a do rico e a do pobre, a que conduz às carreiras liberais, como a que prepara para as funções industriais, tem por objetivo fixar essas idéias na consciência dos educandos.
5. Segundo o autor, que função o "ideal" a ser realizado têm que suscitar na criança?
Ele tem por função suscitar na criança: um certo número de estados físicos e mentais que a sociedade considera como indispensáveis a todos os seus membros; certos estados físicos e mentais, que o grupo social particular considera igualmente indispensáveis a todos que o formam. A sociedade, em seu conjunto, e cada meio social em particular, é que determinam este ideal a ser realizado.
6. A partir da definição "A educação é a ação exercida pelas gerações adultas sobre as gerações que não se encontram ainda preparadas para a vida social; tem por objeto suscitar e desenvolver, na criança, certo número de estados físicos, intelectuais e morais, reclamados pela sociedade política no seu conjunto e pelo meio especal a que a criança, particularmente, se destine" o que conclui Durkheim? Explique?
Conclui-se que a educação consiste numa socialização metódica das novas gerações. Em cada um de nós, podemos dizer que existem dois seres. Um constituído de todos os estados membros que não se relacionam senão conosco mesmo e com os acontecimento de nossa vida pessoal; é o que poderia chamar de ser individual. O outro é um sistema de idéias, sentimentos e hábitos, que exprimem em nós, não a nossa personalidade, mas o grupo ou grupos que fazemos parte; tais são as crenças religiosas, as crenças e práticas morais, as tradições nacionais ou profissionais, as opiniões coletivas de toda a espécie. Seu conjunto forma o ser social.
7. Como o autor explica que sociedade e indivíduo são idéias dependentes?
Ele explica que desejando melhorar a sociedade o indivíduo deseja melhorar a si próprio. Por sua vez, a ação exercida pela sociedade, especialmente através da educação, não tem por objeto, ou por efeito, comprimir o indivíduo, amesquinhá-lo, desnaturá-lo, mas ao contrário engrandecê-lo e torná-lo criatura verdadeira humana.
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