MARX & ENGELS
Karl Heinrich Marx nasceu em 05 de maio de 1818, foi um intectual alemão considerado um dos fundadores da Sociologia. Também podemos encontrar a influência de Marx em várias outras áreas (tais como filosofia, economia, história).
Filho de uma família de classe média. Seus pais tinham uma longa ascendência judaica, mas tiveram que se converter ao cristianismo em função das restrições impostas à presença de judeus no serviço público.
Durante a maior parte de sua vida adulta, sustentou-se com artigos que publicava ocasionalmente em jornais alemães e americanos e por diversos auxílios financeiros vindos de seu amigo e colaborador Friedrich Engels. Tentava angariar rendas publicando livros que analisassem fatos da História recente.
A relação da produção da vida prática e material para com as idéias não é, porém, determinística e reducionista como à primeira impressão pode parecer, existe uma relação dialética entre essas duas entidades. Marx tinha um pensamento prático e político que muitos entenderam como sendo um método a determinar a realidade, chamando-o de materialismo histórico e dialético, que mais tarde veio a ser denominado de marxismo.
As críticas que são feitas a Karl Marx se confundem e às vezes são as mesmas críticas que se fazem ao marxismo, comunismo e socialismo. Uma questão chave que que é disputada entre os defensores e os críticos de Marx, é até que ponto o pensador pode ser responsabilizado pelo aparecimento de regimes dilatoriais, genocidas e autoritários, que alegam inspirar-se em suas idéias. O processo de críttica ao pensamento de Marx iniciou-se desde a publicação de suas primeiras obras e continuam até hoje.
As críticas da época em que ele estava vivo receberam respostas por parte dele e Engels, e posteriormente, pelos seus seguidores e por intelectuais preocupados em conhecer o pensamento de Marx.
Friedrich Engels foi um filósofo alemão que junto com Karl Marx fundou o chamado socialismo científico ou comunismo. Ele foi co-autor de diversas obras com Marx, e entre as mais conhecidas destacam-se o Manifesto Comunista e o Capital; escreveu livros de profunda análise social.
Engels foi um filósofo como poucos: soube analisar a sociedade de forma muito eficiente, conquistando assim lugar de destaque na cultura Comunista.
Protetor e principal colaborador de Karl Marx na elaboração das teorias do materialismo histórico. Engels desempenhou papel de destaque na elaboração da doutrina comunista.
Nasceu em 28 de novembro de 1820 e era filho de um rico industrial de Barmen (Alemanha).
Na juventude fica impressionado com a miséria em que vivem os trabalhadores fábricas de sua família.
Quando estudante, adere as idéias de esquerda, o que o leva a aproximar-se de Marx. Assume por alguns anos a direção de uma das fábricas do pai em Manchester e suas observações nesse período formam a base de uma de suas obras principais.
Muitos de seus trabalhos posteriores são produzidos em colaboração com Marx, o mais famoso deles é o Manifesto Comunista. Escreve sozinho, porém, algumas das obras mais importantes para o desenvolvimento do Marxismo.